segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Frutas secas e seus benefícios nutricionais

Oi gente!!!

Em consulta com minha nutricionista, fui informada de uma opção super legal, para enganar a vontade de doce!!!
Frutas Desidratadas!!!
Hoje comprei no Cenourão, banana, manga, mamão e gengibre (adorei!!).
Elas são um pouco mais doce.......
Selecionei alguns artigos interessantes, espero que ajude....

Um beijo a todos!!!



As frutas secas são fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Fornecem energia ao organismo e auxiliam no melhor funcionamento intestinal.

No processo de secagem (desidratação), ocorre a perda de líquidos aumentando a concentração de açúcar da fruta (frutose). Assim, deve-se ter cuidado na hora do consumo dessas frutas, pois os exageros somam muitas calorias. Na hora do processo de desidratação há perdas de alguns nutrientes, como as vitaminas C e do complexo B.


Não existe nenhuma contra indicação na secagem dessas frutas, apenas no seu consumo. Como por exemplo, a ameixa e o figo, que são frutas secas mais comuns e laxantes naturais, se houver um consumo exagerado podem ocorrer diarréias, e por serem mais calóricas pode ocasionar um aumento de calorias na sua alimentação.

Atenção com o valor calórico das frutas secas que podem triplicar:
- 100g ameixa seca tem 255 calorias,
- ameixa fruta as calorias caem para 75;
- tâmara fresca tem 177 calorias,
- tâmara desidratada chega a 316 calorias.

Cuidado com o peso!

Ø  As frutas secas e sementes repõem nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas com a vantagem de possuírem gordura vegetal (monoinsaturada) que melhoram as taxas de lipoproteínas de baixa densidade/colesterol HDL. 

Ø  As sementes oleaginosas, como amêndoa, noz, avelã, castanha-de-caju e castanha-do-pará não perdem nutrientes. Elas são colhidas e consumidas torradas ou cruas.
Essas sementes ainda contam com ácido fólico que beneficia a reprodução de células como hemoglobina e com vitamina E, sendo excelentes antioxidantes.


Ø  Propriedades das Tâmaras, Ameixas, Uvas, Bananas, Maçãs e Pêras
Estas frutas secas contêm potássio. A carência ou excesso desse mineral pode provocar dores de cabeça e câimbras.


Ø  Propriedades das Bananas Desidratadas e Nozes
Ricos em magnésio, fundamental para absorção do cálcio.

Ø  Propriedades das Nozes, Castanhas e Amêndoas
Contém vitamina B1 (tiamina).
Sua carência provoca falhas na memória e dificuldade de concentração. Possuem cobre que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.

Ø  Propriedades das Castanhas-do-Pará

Brasileiríssima.Fonte rica de selênio, mineral que impede a degeneração celular, pois envolve a membrana da célula e protege o sistema imunológico.

As frutas "frescas" ou "in natura" devem ter sempre seu papel de destaque em nossas mesas, principalmente nessa época de verão.

Elas preservam todos os nutrientes como carboidratos complexos, minerais, vitaminas e fibras indispensáveis a nossa saúde.

Além disso, o teor de água das frutas frescas é indispensável o que nos ajuda a repor as perdas hídricas do organismo.

O tempo de conservação é em média de 3 a 6 meses dependendo do tipo da fruta.

No momento da compra é importante ficar atento à higiene do local e verificar se o alimento está embalado a vácuo, pois ocorre uma oxidação da fruta em contato com o ar, diminuindo o tempo de conservação. Verifique também se o alimento está em bom estado de conservação, se está armazenado em um lugar limpo, higienizado e fora de risco de contaminação.

Nesse de festas de final de ano, vamos colorir nossa mesa com um nutriente muito saudável e que nos ajudará a manter a forma que são as nossas frutas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário